Publicação em destaque

Poeta e apenas poeta

Já me olharam espantados quando digo que sou poeta e só poeta. Que não canto, nem danço, nem atuo, nem pinto, nem bordo, que "só" ...

terça-feira, 7 de julho de 2020

Anotações sobre o caráter econômico da Narrativa

A arte sofre influência direta das pressões econômica que as financiam. Os seriados televisivos são um exemplo patente dessa influência. Há uma diferença tangível na forma de contar histórias dos seriados concebidos para passarem na televisão com propagandas intercaladas e os seriados concebidos para streaming em plataformas digitais. 

Naqueles concebidos para a televisão podemos notar a presença de diversos pequenos arcos narrativos com introdução, desenvolvimento, cllimax e desfecho. Sendo a pausa para os comerciais feita no exato momento do clímax dramático para prender o público no assento e força-lo a ver o intervalo comercial.  

Já os seriados desenvolvidos para plataformas de streaming possuem uma narrativa mais próxima daquela dos filmes onde o momento do clímax é trabalhado durante todo o episódio não havendo diversos pontos de parada. Não há intervalos, pausas o ritmo é bem mais regular.

Essa prática moderna não é a primeira em que as pressões econômicas sujeitam a arte ao ditame comercial. O ronance nasce em capítulos pois era publicado seriado em jornais, um capítulo por vez. Sendo assim um atrativo para o público leitor adquirir o jornal seguinte e acompanhar o desenrolar da história.

Nas narrativas anteriores ao romance a divisão de dava por outra lógica, não para prender o leitor, os cantos do teatro grego demarcam bem essa diferença ao narrarem momentos bem distintos de uma mesma obra e serem bem menos numerosos do que os  capítulos de um romance.

Sem comentários: