Publicação em destaque

Poeta e apenas poeta

Já me olharam espantados quando digo que sou poeta e só poeta. Que não canto, nem danço, nem atuo, nem pinto, nem bordo, que "só" ...

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Em resumo (prolixo) quem sou eu?

Eu posso dizer que tenho uma imensa sorte, com 4 anos tem foto minha num piquete com minha avó protestando contra a interrupção das obras no vale do jequitinhonha. Mais tarde um pouco lá estava eu acompanhando meu pai na greve dos Bancários em BH. 

Já cortei dedo em estilete fazendo molde em radiografia pra silkar bandeiras, cartazes e camisas pra campanha no interior quando minha vó saiu candidata a prefeita numa chapa de mulheres quando a cidade dela ainda era distrito e ela teve a cara de pau de concorrer a prefeitura da cidade maior. Perdemos, também fizemos campanha pro Lula desde sempre e meu primeiro voto aos 16 foi no Lula em 2002. 

Cresci tomando guaraná no bar enquanto meu pai conversava com meu tio e com o garçom que já tinha sido do MST e era daqueles que tinha decorado o manifesto comunista. O garçom também sabia de cor todas as letras de Raul Seixas e apostava comigo quem sabia mais e ora eu tinha que cantar um trecho e ele falava o nome da música e noutra falava a música e eu tinha que mandar um trecho.

Acho que esse foi meu primeiro contato com a poesia misturado com política mas nem sempre política diretamente, ele me mostrou como as letras aparentemente inocentes podiam ter os conteúdos mais politizados mesmo falando de amor.

Um pouco antes de votar pela primeira vez com os mesmos  16 escrevia meus versos e brigava na escola defendendo o Lula e o PT. Levei a bandeira vermelha e fui parar na diretoria. Se meu pai não falasse comigo pra guardar a bandeira estava preparado pra ser expulso pois por mim eu não guardaria. 

Como era de se esperar não fiz muitos amigos na escola e também estudei em várias. Não tendo mais que um colega com quem conversava mais frequentemente dentro de toda a sala. Nunca socializei em eventos héteros, apesar de ser. E também ser o único entre meus amigos que fiz fora da escola, na liberdade da praça da liberdade em Belo Horizonte. O único menino que se interessava por meninas de toda a turma era eu, mas não era nada demais, as meninas também só se interessavam por meninas e assim eu ia levando num grupo onde eu me sentia bem acolhido e feliz. 

Minha poesia tinha política mas a vocação de ser subversivo era mais arraigada em mim. E por ironias mil nas aulas de literatura a professora exaltava o modernismo e a semana de 22.  Na minha cabeça só martelava a questão do que diabos era a métrica que eles estavam se libertando. O que se contrapunha ao verso livre que a autoridade da sala de aula tanto exaltava foi o que me chamou a atenção. 

Da mesma forma que fuçava no computador pra formatar o windows e instalar os jogos que só rodavam no meu PC herdado do escritório na base gambiarra eu fui atrás do outro lado da história, conhecer os tais malditos parnasianos cujos versos estéreis o modernismo parecia querer queimar.

Acabei encontrando ali uma trincheira, minha própria ditadura pela qual lutar, a do verso livre. Porque só se podia  escrever dessa maneira, porquê não havia espaço pros sonetos de Florbela ou do meu primeiro poeta Augusto dos Anjos. Foi por rebeldia que resolvi fazer sonetos. Quanta ironia.  E eu tomei gosto pela forma fixa com conteúdo subversivo.

E na mesma toada de conhecer as regras para poder quebra-las fui tortamente fazer Direito em Ouro Preto mas fui traído pela sedutora filosofia e por mais que me desse bem entre códigos e comentadores fui lá prestar outro vestibular pra Filosofia.  E decerto que foi aí minha alcova. 

Mas antes disso conheci o CA de Direito, fiz meus próprios piquetes contra a reitoria, até me estafar da luta estudantil ao mesmo tempo que eu me desiludia com o governo Lula. Tudo que eu achava que entendia era pouco ainda. Votava no PSTU como protesto sem saber exatamente qual o pretesto que eu estava apoiando no momento.

A filosofia era muito mais desafiante, instigantes e dificílima para minha pouca concentração. E lá fui eu pra biblioteca da UFMG pesquisar sobre mim mesmo e meio por acaso e a esmo encontrei sobre o que era o déficit de atenção. Que eu prefiro dizer que atenção eu tenho muita, só não controlo ela. Minha mente vai e vem pra onde ela quer. Se interessa quando lhe convém. 

Na UFMG o movimento estudantil me tinha como apoiador, era um calouro não calouro. Que se achava experiente e maduro demais. Mas já não fazia mais sentido gritar contra ALCA e FMI. Nem as propostas de reuni me pareciam tão erradas assim. O curso de medicina não aumentava suas vagas desde a época que meu tio mais velho se formou há meio século.

Voltando a descoberta do TDAH, descoberto esse conjunto de explicações eu fiz testes, fiz enquetes, usei meus amigos de grupo controle e cheguei numa consulta com um neurologista com uma farta documentação, quase que um laudo pronto na mão.  Era a melhor explicação pras minhas inquietudes, minha constante vontade de contraposição. A Rita não me levou o sorriso, aliás graças a ritalina consegui ganhar um pouco de controle da minha vida.  

Mas não deixei de flertar com o desafio, com as intensidades, foi uma doce calamidade conhecer o bdsm, o universo fetichista.  Explorar novas transgressões, sentir novos tesões e provocar tensões com novos temas pros meus versos que já não se prendiam aos decassilabos. Eu inocente e arrogante fui logo me meter a fazer decassilabos, heróicos, sáficos... O martelo agalopado venceu minha arrogância pois na época não consegui jamais fazer um.  Meus versos perversos foram pras singelas redondilhas, muitíssimo macias aos ouvidos.

Eu simplesmente amava (e ainda amo) adocicar os ouvidos do leitor com versos confortáveis para que a temática mais suja ou revolucionária lhe pegue no contrapé. Foram bons tempos na filosofia mas minha eterna insatisfação levou meu tesão pra longe da sala de aula. E graças ao ENEM fui atrás da poesia em terras cariocas.

Letras na UFRJ era minha desculpa, eu só queria sair das montanhas de minas mudar de horizontes pois os de BH já não me pareciam tão belos.  Levei uma poupança miúda, um colchonete e uns livretos de poesia. Sim, livretos moro no Brasil, falo português e jamais fiz um zine sequer.

Nos bares de BH eu sentava pedia uma cerveja tomava o primeiro copo, levantava e distribuía pelas mesas ao redor minha poesia. Muito tímido deixava que as pessoas mesmo lessem meus versos em paz, eu não ficava por detrás fiscalizando. Distribuía nas mesas e voltava pra minha cerveja. Depois de finda a primeira cerveja passava de mesa em mesa recolhendo os livretos desprezados, conversando com os leitores mais animados e recolhendo os trocados  dos que tinham apreciado os meus versos. Não era muita grana, pagava a conta do bar, o tiragosto e as vezes sobrava um pouco. 

No Rio conheci a bela Balbúrdia chamada Supervia, o sistema de trens urbanos carioca que era um verdadeiro shopping sobre trilhos onde de tudo comprava e também vendia.  Adaptei meu esquema do bar para o vagão e me surpreendi com o resultado. Se antes eu fazia vinte livretos para levar pro bar e sabia que ia sobrar, agora se eu levasse menos de cem ficava com medo de acabar.

Eu nem acreditava que minha professora estava errada, que ainda havia espaço pra poesia com forma e rima.  E a poesia se tornou meu ganha-pão. Vivia, bebia, vestida, comia e morava graças a ela, de vagão em vagão que eu vagava levando meus versos e comecei a me sentir seguro de me chamar de Poeta. Lancei meus dois livros em 2012 e depois 14.   Ambos com o apoio exclusivo dos meus leitores e amigos. O primeiro através da lei Rouanet de pessoas físicas que não sabiam que podiam doar e abater 100% do valor no IR. E segundo exclusivamente com dinheiro dos vagões.

Lancei ambos com o apoio de uma empresa com quem namoro desde que cheguei ao Rio, a Poeme-se.  Foi nos estandes dela que fiz o lançamento de ambos.  Contando com a presença de quem me conhecia e sabia desse projeto de poesia sobre trilhos. Mas Como o bicho de estimação ( meu querido TDAh) que carrego comigo não me deixa parado durante esses anos criei minha anti editora, a Prensa Mínima e publicava a preço de custo livretos de novos poetas que queriam se aventurar no universo literário. Foram mais de 20 nomes lançados.  Poesia sobre trilhos saiu pelas minhas mãos em 30 edições comuns, 1 infantil e outra erótica totalizando 60 mil livretos postos em circulação só por mim.

Com o tempo descobri outros nomes contemporâneos afeitos a métrica como o genial Glauco Mattoso que por coincidência também publicava seus poemas independentes ainda na época da máquina de escrever, fazendo incríveis poemas concretos  antes de se tornar cego quando então se voltou aos sonetos. Somos tão semelhantes mas também simetricamente opostos!  No amor pelo fetiche, pelo verso em suas formas. Mas ele gay, podolatra e masoquista.  Vamos dizer que ele é meu grande mestre vivo. Um poeta sem igual. 

Depois de tanto tempo de namoro aceitei o desafio e entrei pra Poeme-se onde hoje sou o curador das estampas, trabalhando em sua concepção, pesquisando e encontrando novas maneiras de colocar a poesia em Movimento.

Sem comentários: