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Poeta e apenas poeta

Já me olharam espantados quando digo que sou poeta e só poeta. Que não canto, nem danço, nem atuo, nem pinto, nem bordo, que "só" ...

sexta-feira, 11 de março de 2011

Divagando sobre o metro, misticismo e música popular

  • Todo texto sagrado, seja ele biblia, alcorão, Bahatma Gita e outros tantos são escritos usando versos e na lingua original esses versos seguem um sistema métrico rígido
  • Músicas populares, Cantigas de roda e/ou folclóricas também são escritas usando um metro simples no caso do português a maioria das músicas populares é em redondilha maior. Essas músicas populares grudam facilmente na cabeça das pessoas é muito fácil de decorá-las por causa de sua estrutura rítmica.
  • O texto dotado de ritmo e estrutura poética deixa de dialogar apenas com o intelecto do leitor para se comunicar com todo o corpo. É o ritmo que ressoa no indivíduo. Numa comunicação que vai além do verbal.


quinta-feira, 10 de março de 2011

Internet, Direito Autoral e Publicação independente

Graças à internet eu tenho onde divulgar meu trabalho! Meus poemas porque poesia de autor jovem e contemporâneo não vende nada segundo as editoras! Graças ao mundo virtual eu publico, recebo críticas e tenho meu público. Se não existisse esse mundo virtual eu com toda a certeza não seria lido! Não teria qualquer estímulo para continuar escrevendo.

Aliás foi graças a internet que descobri que eu podia me lançar de maneira independente. Consegui sem uma editora fazer meu próprio livreto (todo feito em software livre) e sair pelas ruas divulgando-me. E quer saber?

Vendendo assim, sem registrar, sem direito autoral, sem editora, sem todos esses entraves e burocracias, consigo um retorno que é bem interessante. Bem superior aos dividendos que receberia de uma generosa editora caso eles aceitassem me publicar por caridade!

Os tempos são OUTROS nós NÃO precisamos mais dessas instituições e empresas que nada fazem para ajudar o autor de fato. DA só fortalece essas empresas e não o autor.

quinta-feira, 3 de março de 2011

After class

Lucas C. Lisboa/ Renata Arnoldi

The sweetlady               A doce mocinha
feels so scared               morrendo de medo
lost in a field                  no parque sozinha
hides a secret                esconde um segredo

She anxious wait           Espera prontinha
for her date                 por seu namorado
feels butterflies              co'a pele branquinha
with shy eyes                 e olhar abaixado

She swings and nests     Se balança e aninha
a silent smile                  num riso calado
with a red face              co'a face quentinha
and wet lips                   e lábio molhado


Her secret comes           Seu segredo vinha
a bad young sir              num moço malvado
that made her bitch        que lhe fez putinha
and  she was pleased  de muito bom grado

Meu rancor

Lucas C. Lisboa

Meu rancor é tanto frio e quanto cálido
Amargo tal um beijo calculado
e doce como uma trufa roubada
Nem riso ou tristeza acalentada

Pouco importa qual seja meu estado
já nem pensar em certo ou errado
Não duvido da pedra atirada
pois sei que minh'alma está acorrentada

Insônia não é mal em companhia
Quando esta de modo algum lhe trai
e não traz consigo nenhuma cobrança

Insônia não é mal em solidão.
Quando ficar calado nada atrai
ou da madrugada provoca mudança

A minha vaidade como Poeta

Lucas C. Lisboa

Pedir desculpas por minha existência?
uma bela tragi-comicidade!
até, quem sabe, sinal de demência!
do artista da mais pura vaidade...

Meus versos desconhecem inocência,
cheios de ironia e de verdade.
Minhas palavras exalam dolência,
brindo toda sorte de qualidade!

Gosto de estranho ser em qualquer meio...
Arte em frases é matéria que esculpo!
e erros meus ou de outrem não desculpo.

Pouco importa qualquer desejo alheio.
eu por prazer, dos verbos feios abuso!
pois, para mim, torno belos ao uso!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Passeio entre rochedos e oliveiras

Lucas C. Lisboa

Amo vinho, versos, vela e venda
Quero a noite pra lhe desvendar
Faremos do meu lençol a tenda
pras noites de sonhos bem guardar

Até por fim que no fundo me entenda
pois sem mim não pode mais ficar
Venha que eu quero que aprenda
meus truques de fino paladar

E desejará lençóis que lhe prenda
as mãos sem que possa se soltar
Até que muito mais se surpreenda
com meu jeito de lhe dominar!

Pois sequer pense ou compreenda
Venha, relaxe e deixe-se gozar
Seremos muito mais que qualquerlenda
que por pudor ninguém ousa contar


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Despertador

Pois nada é belo tão cedo,
meu cabelo desgrenhado,
o meu rosto bem amassado
e meu olho remelado

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Coca-Cola

Ele estava sentado na beira do balcão, na segunda cadeira antes de seu fim. Trajava um terno de trabalho. Pedira um drink de gin olhando nos olhos do garçom e sorrindo pois acreditava que assim pareceria mais simpático e cortêz.

Se sentara naquela posição pois assim saberia que não haveria muita gente atrás de si caso precisasse sair, não que ele temesse algo, que estivesse sendo perseguido, apenas gostava de manter-se sempre seguro.

Ele ria para dentro de si vendo o garçom limpar os copos com uma toalha, era uma cena cinematográfica demais para que alguém o fizesse no mundo real. Mas seu riso se calou quando viu pelo reflexo do copo ela entrar naquele bar.

Depois do reflexo escutou o som de seus passos que estranhamente estavam ao ritmo da banda de jazz que se apresentava ali naquele momento.Quem ainda usava sapatilhas com solas de madeira? Quem ainda usava saia plisada depois que saia do colegial? E quem usava pares de óculos tão grossos?

Ela havia entrado na primeira porta que vira ao dobrar a rua, acabara de ser despedida da cia de dança na qual sacrificara meses de árduos ensaios. Torceu o nariz, o cheiro de tabaco e outras ervas queimadas empesteava o ambiente e desde a infância, quando tivera crises asmáticas, passou a detestar odores fortes.

Sentiu as pernas tremerem ao ver que mais de um par de olhos a examinaram quando entrou. Sentia os olhos como agulhas cravejando em suas pernas, seu busto, seus lábios e até em suas nádegas. Porém respirou fundo pois tinha que manter sua postura de indiferença.

Dirigiu-se ao balcão uma cadeira vazia estava perto demais da outra ocupada. Era cedo e tinham mais quatro bancos vazios, não se sentaria na outra ponta, não queria demonstrar medo.  Sentou-se numa ousadia há uma cadeira de separação daquela ocupada. Sentiu-se bem consigo, ela precisava se desafiar.


- Uma coca-cola por favor. - Ela não sorriu e nem olhou para o garçom.
- Light senhora? - Se fora invisível para ela, ele sequer levantou a cabeça para identificar quem era.
- Não, pode ser a normal mesmo...

Ele se virou curioso, uma mulher que pedia coca-cola de verdade ainda existia? E seus olhos de soslaio a examinara mais atentamente. Não era feia e nem gorda. Ali não era um bar de artistas, porque diabos ela fora até ali destoando tanto de todos os demais?

Ela percebeu aquele olhar dele por mais que tivesse sido discreto e talvez, exatamente, por essa discrição ele chamou a sua atenção mais do que  qualquer um dos tantos olhares que recebeu desde que ali pisou. Mas quando foi se atentar para as feições dele já era tarde. Ele havia se levantado e caminhado de costas sem sequer olhar para trás. Tudo que pôde apreciar era como suas nádegas eram firmes e a calça se ajustava a cada passo destacando-as ainda mais.

Ele precisava distrair a mente, não podia se deixar levar pela primeira mulher que lhe chamava a atenção. Ele sempre fora bom com o taco e a sinuca estava vazia. Passeou por entre as tantas hastes de madeira, conferiu a envergadura e depois de ajeitar as bolas no centro da mesa fez-se sombra atrás de si e escutou a voz de coca-cola:

-Posso jogar?

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A Sociedade Sexista

Questionei a psicanalista Regina Navarro a respeito das expectativas que as pessoas tinham ao se casar no passado e no mundo contemporâneo. E partindo dos resultados dessas expectativas, qual era o grau de felicidade que essas pessoas tinham e qual o grau que possuem hoje.

A resposta segue a baixo:

"As mulheres que foram criadas usando burca não desejam usar vestido decotado, pq nem sabem q essa possibilidade existe. O máximo q elas anseiam é uma burca mais enfeitada. Só desejamos o q conhecemos e sabemos que é possível. Antes do amor entrar no casamento, a família escolhia o cônjuge. As mulheres tinham q ser submissas e obedientes ao marido, q podia castigá-las fisicamente. P/ a maioria delas o sexo era um suplício, mas cumprir o dever conjugal era obrigação. Elas não podiam estudar nem tinham direito à própria herança; o marido ficava dono de tudo. Como isso acontecia com todas as mulheres, elas nem imaginavam outra forma de vida. O marido tratá-las bem, sem agredi-las verbalmente ou espancá-las, era o máximo de felicidade almejado. Com nosso olhar de hoje sabemos q é possível viver com mto mais satisfação."

Fonte: http://www.twitlonger.com/show/8hl7iu


Algo que percebi imediatamente é que se eu questionei sobre pessoas com suas expectativas e felicidades. Recebi uma resposta que tratava exclusivamente das expectativas e felicidades da mulher. Porque? Porque um gênero foi extirpado da resposta em detrimento do outro? Foi uma assunção que os homens do passado viviam plenos e satisfeitos de seu papel, com todas as suas expectativas realizadas e plenos de felicidade? Tal escolha argumentativa não é feita ao léu. Ao negar discursividade ao lado masculino em uma discussão dessas é como colocar a culpa um gênero pelas lamúrias do outro.

O enfoque no mundo feminino é um processo que joga às sombras o masculino. E isso me soa como uma mera perversão da sociedade sexista do passado por uma versão sua contemporânea. Se antes o prazer feminino era considerado feio e impuro e por isso teve negado ou diminuído seu papel no discurso. Hoje vemos a sexualidade feminina esmiuçada em seus mínimos detalhes, enquanto a masculina é deixada de lado, escondida.

Não se conserta uma opressão, uma exclusão de séculos praticando seu oposto simétrico. Se numa pergunta simples como a minha toda a resposta (dada por uma pessoa que tem profundo conhecimento do tema) só enfocou o lado feminino imagine qual é o ambiente que induziu a isto.

A sopa de ismos "machismo, feminismo, femismo, masculinismo" me deixa completamente confuso e eu não consigo usar tais termos com propriedade. Mas eu posso dizer que nossa sociedade é sexista, atribuindo papeis sexuais rígidos ainda hoje para ambos os sexos.

Ambos os sexos sofrem com essa imposição de papéis, ao atacarmos e explicitarmos apenas o papel excruciante por qual um dos sexos é obrigado a se submeter incorremos no risco de desconsiderar o sofrimento do outro e por pensar que ele não carrega nenhum peso de culpá-lo por toda a estrutura sexista da sociedade.

E reitero, uma sociedade sexista não é benevolente com ninguém nem com os homens e nem com as mulheres. Só levantar a bandeira para libertar um dos sexos, não libertará ninguém e apenas criará mais uma sociedade sexista, invertida talvez, mas igualmente ruim.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ode à quem arma o circo e come pipoca

Lucas C. Lisboa

Essa menina é malvada
(não me engana seu ar de anjo)
Veja bem em que cilada,
ela colocou o seu marmanjo.

Jogou (justo a namorada!)
na praça q'eu mais manjo...
Sob a lona levantada:
com direito a banda e banjo.

Labirinto faz minha trilha,
minha arena: versejar
é, o diabo amassou seu pão...

Ele caiu numa armadilha!
como pôde ela botar
um rato em covil de leão?

experimento

Recobro seu anexo
circunflexo tinto
Sinto me em dobro
lhe cobro convexo
Flexo meu absinto
Minto em meu nexo
Complexo eu finto
Sucinto não sobro
desdobro requinto
o Quinto eu cobro
lhe sobro e pinto
Assinto pelo sexo

Meche e remeche o fetiche

Lucas C. Lisboa

Não venha voche não brigue
e mucho menos me riche
sequer me maldiga o que
eu mesmo chamei e lhe diche

Para que tanto chilique
se sou bonecho de piche?
Faz mechura de repique
quero seu melhor relinche!

Que veja o vachilo vechamoso
mas necha dancha do machice
não se aveche e diga viche!

Que vichejo mais gostoso.
Feche a porta do fetiche:
meche remeche é pastiche!

Barbárie em Bárbara

Pois eu farei sem amarras 
e também sem as algemas
Usando de minhas garras
para lhe fazer pequena

Presa será pelas farras
das minhas mãos nada amenas
segurando tal mil barras
do seu corpo que me encena

Presa farei do seu rabo
o melhor do aposento 
para o meu tão rijo cabo 

que entre as pernas apresento
de destino bem traçado
pro gozo doce e nojento

domingo, 23 de janeiro de 2011

Sobre a pequena rocha

Lucas C. Lisboa
em laços e enlaces
cordas e correntes
fizemos as pazes
aos beijos ardentes

domingo, 2 de janeiro de 2011

Promessa

Por Você eu escreveria
um Soneto a cada dia
que despertasse contigo
com os seus braços de abrigo

Você logo saberia
que plena nunca seria
como se dormisse comigo
ao sabor do doce figo

Que fosse minha morada
e eu seu Algoz protetor
e lhe beijasse curada

De toda, Toda, sua Dor
que fosse plena e amada
por mim sem qualquer pudor